Empreendimento imobiliário? O que é, quais os tipos e como funciona

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Realizar um investimento em um empreendimento imobiliário sempre foi visto como benéfico e seguro.

Durante muito tempo, adquirir imóveis ou terrenos era a principal opção para os investidores mais conservadores.

E atualmente? Com diversas alternativas, ainda vale a pena investir em empreendimentos imobiliários? Prossiga a leitura e aprofunde nesse assunto.

O quê é um empreendimento imobiliário?

Negócios imobiliários são práticas de parcelamento do solo urbano para fins comerciais, industriais ou habitacionais.

A ideia abrange desde a formação de loteamentos, até a edificação de conjuntos habitacionais ou condomínios fechados de luxo, passando pela inserção de empreendimentos de lazer, como parques, clubes ou campings.

A palavra empreendimento imobiliário envolve diversos empreendimentos que alteram de forma definitiva o ambiente no qual estão introduzidos, bem como seus arredores.

Como funciona um empreendimento imobiliário?

A organização de um empreendimento imobiliário engloba um ciclo de muitas fases. Entenda cada uma delas:

Prospecção de mercado

Aqui, o empreendimento ainda é somente uma ideia. Portanto, o primeiro passo é conferir a possibilidade do empreendimento.

Esta é a hora de “pesquisar” quais terrenos estão disponíveis na cidade; qual o valor deles; entender sobre o plano diretor e sobre o zoneamento de interesse; se tem potenciais compradores para o tipo de empreendimento a ser estabelecido; o gasto da construção; qual a repercussão na área; quais ações amenizadoras serão precisas.

Nessa fase é quando se tem transparência se a ideia em pauta tem potencial comercial, se o terreno optado é viável, juridicamente e financeiramente, e se existem fontes de financiamento. Deste modo, se por acaso essas variáveis sejam positivas, o investidor já pode passar para o próximo passo.

Concepção e projeto

É o momento de começar a traçar o projeto propriamente dito. Entre os pontos que devem ser ajustados, estão os materiais usados, as plantas baixas, o que será visto no espaço comum, qual a ideia de iluminação, qual a relevância do espaço externo, e se será uma edificação sustentável.

Essa é a hora de balancear o projeto elétrico, estrutural, arquitetônico, hidráulico, paisagístico e os gastos. Outro ponto essencial é ponderar o que foi levantado na primeira fase, especialmente sobre as limitações jurídicas.

É nessa hora que o investidor mostra o projeto as instituições responsáveis pelo outorgamento e fiscalização. O adequado cumprimento dessa fase é fundamental para a aprovação de comercialização das unidades.

Lançamento e marketing

O lançamento é o impulso para a comercialização. Ele pode ter início somente depois da aquisição da licença junto á prefeitura. Ademais, nessa hora é preciso fazer um grande trabalho de marketing.

Esse empenho de comercialização permanece nas etapas seguintes e, até mesmo, depois de acabar a obra, caso ainda tenha alguma unidade em estoque.

Pré-obra

O quarto passo do ciclo de um empreendimento imobiliário é uma das mais importantes. É nessa hora que se conclui o projeto executivo, determina-se o grupo que fará a obra, procedem-se as primeiras contratações, define os fornecedores, entre outros afazeres.

Obra

Nesse passo é importante seguir o planejamento, desde o projeto estrutural até a decoração do espaço em comum, com atenção especial ao orçamento. Será esse cuidado com os detalhes que vai assegurar que o produto seja entregue da maneira como foi concebido e, especialmente, como foi comercializado.

Entrega e pós-entrega

Essa é a hora de entregar as chaves, de concluir um ciclo. Porém, para que se evitem adversidades futuras, é necessário ter alguns cuidados, como por exemplo, fazer vistoria de entrega, determinar regras do condomínio, fazer eleição do primeiro síndico, entre outros.

Afinal, todos esses cuidados são de responsabilidade da construtora ou imobiliária.

Se você quer a garantia do seu sucesso e a estabilidade no mercado como investidor imobiliário, não adianta apenas ser próspero nas vendas, se a entrega e o pós-venda não forem bons quanto o lançamento.

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